Por uma questão ética! Por Hilário Seara

Por uma questão ética!
Por Hilário Seara
(Carta ao grupo de Coachees)
Caros amigos,

Gostaria de saber como proceder. Vários clientes e amigos me ligaram para saber informações sobre um curso de formação de Coaching com certificação internacional que acontece na minha região. De tantos entrarem em contato, eu fiquei com uma pulga atrás da orelha e fui ler o site. 

Nunca entrei na "briga" dos grandes institutos e por isso mesmo nunca quis ministrar cursos "internacionais". A minha arte, atendimento aos clientes e aulas são suficientes para mim. Só que agora estou me sentindo mal. Um dos principais problemas do Brasil é a corrupção. Falo muito sobre o combate a corrupção e ser ético. Calar-se diante de algo (que ao meu ver) é errado, é um absurdo. Gostaria de saber, pois nós somos uma entidade e preservamos o nome da nossa atividade, o que podemos fazer. 

Talvez, o "erro" seja de quem escreveu a publicidade e as informações dispostas no site. Fazer uma formação de Coaching em 28 horas e sem limitacão de participantes, para mim é muito revolucionário. Talvez, eu não esteja entendendo o que o site está dizendo. Talvez, eu precise reviver meus ensinamentos com todos os meus mestres (Eduardo shinyashiki, Alan Santos, Bernd Isert, Sabine Klenke, Achim Stark, Robert Dilts e Stephen Gilligan, Arline Davis, Silvana da Cunha, Insa Sparrer & Prof. Dr. Matthias Varga von Kibéd) para entender o que eles PROMETEM fazer num tempo tão curto.

Veja o que Bernd Isert promete no mesmo espaço de tempo:
02/09 a 04/09/11 em Fortaleza, CE
"O treinamento tem como objetivo disponibilizar os princípios dos métodos mais importantes e mais eficazes e integrar estas abordagens para criar um sistema regulatório abrangente e integral." site Metaforum

Vou transcrever partes do site referente a promessa e a carga horária prevista: 

1) "Objetivos

Formação de profissionais de Coaching e Mentoring com visão holistico-sistêmica..."

2) "Após o curso

O participante estará apto a aplicar as metodologias de Coaching, Mentoring e Holomentoring® ISOR® e atuar profissionalmente junto a pessoas físicas, empresas e em ambientes internos de trabalho no Brasil ou Exterior."

3) "Carga-horária prevista

Vinte e oito horas (28) horas de trabalho intensivo com orientação direta do consultor formador, aplicado em três dias consecutivos de forma intensiva.

Horário

Das 09:00 às 18:30 diariamente, com intervalos"

Veja o site da ABRH-AL
http://www.abrh-al.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=48&Itemid=30

Gostaria de agradecer a todos antecipadamente e até a quem escreveu essa "promessa". Ela vai entrar no meu livro sobre a Análise do Discurso do Coaching..

Comentários

Hilario Seara disse…
Olá amigos,

Eu participei do curso com o método da CORA BESSER-SIEGMUND de Hamburgo. A formação WINGWAVE é de 4 ou 5 dias. Não me lembro bem. Em espanhol o título usado é COACHING WINGWAVE: PNL, FEEDBACK MUSCULAR E REPROCESAMIENTO CEREBRAL. Mas a formação é em WINGWAVE ou COACHING WINGWAVE. O método é bem interessante.

A propaganda da formação de Coaching oferecida no site da ABRH-AL é enganosa. Tudo ficaria bem se eles vendessem o COACHING FAST SUPER MEGA HIPER ULTRA RÁPIDO PODEROSO E PROFUNDO com o nome da empresa ou patente específicado. E não dizer que é uma formação de Coaching e Mentoring.
Hilario Seara disse…
Depois de respirar e relaxar, um insight com foco na solução aparece. Embora algumas regiões possuam órgãos reguladores para as propagandas, possivelmente não há nada que se possa fazer. O próprio mercado (seres humanos) vai selecionar as empresas e técnicas que permaneceram ao longo do tempo.

Como todo produto ou técnica, o nome COACHING vai ser desgastado. É o ciclo de vida. Faz parte do processo. Assim como já aconteceu com outros produtos e técnicas. É simplesmente a vida.

As pessoas precisam ter mais informações para fazerem melhor as suas escolhas. Melhor educação para refletir. É lógico que é um pouco estranho ter uma qualificação do porte de Coaching em 28 horas. Mesmo com toda ignorância a esse respeito, podemos observar a logica do "jeitinho" da pessoa que procura o curso. Uma rápida qualificação para já sair oferecendo os serviços no mercado carente. Daí em diante, vai aprender fazendo. Ela mesmo vai sentir as consequências no futuro.

A melhor resposta para a questão como proceder é a que eu peço emprestado ao Núcleo Pensamento e Ação da Arline para usar. Os grifos são meus e parte essencial da resposta:

"Seja um especialista em Coaching de Vida e Executivo, com a metodologia exclusiva do Núcleo Pensamento e Ação, que combina ESTRUTURA e FLEXIBILIDADE. UMA FORMAÇÃO TRANSFORMADORA QUE AMPLIA OS HORIZONTES PROFISSIONAIS E PESSOAIS, dirigida a todos aqueles que desejam TORNAR-SE INFLUENTES AGENTES DE MUDANÇA, seja no cenário pessoal ou no contexto coletivo.

AMPLIE SUAS POSSIBILIDADES DE ATUAÇÃO numa das profissões que mais cresce no mundo, CONQUISTANDO A SOLIDEZ DE ATUAÇÃO NECESSÁRIA PARA SER COMPETENTE COMO COACH, utilizando os eficazes recursos e ferramentas de Programação Neurolinguística"
Hilario Seara disse…
Esclarecimento!

Eu não tenho nada contra o método da empresa anunciante. Acho até interessante. Depois de uma máterial da Super Interessante sobre como tomar DECISÕES, eu adotei a forma de explicar aos clientes, por ser bem simples de entender o processo. Essa forma é semelhante com as 3 mentes apresentadas pela empresa.
Hilario Seara disse…
SITE DA ABRH-AL
http://www.abrh-al.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=48&Itemid=30

Objetivos

Formação de profissionais de Coaching e Mentoring com visão holistico-sistêmica.

Fornecimento de instrumentais, referenciais, roteiros de trabalhos e materiais de suporte integrantes do conjunto científico-pedagógico do Sistema ISOR®
Hilario Seara disse…
Continuacao do site da ABRH-AL

Formação suplementar em Líder-Coach ou Líder de Alta Performance para aplicação em ambientes e trabalho.

Autodesenvolvimento do participante com Capacitação complementar em Self-Coaching. (ser Coach de si mesmo).
Hilario Seara disse…
Continuacao do site da ABRH-AL


Após o curso

O participante estará apto a aplicar as metodologias de Coaching, Mentoring e Holomentoring® ISOR® e atuar profissionalmente junto a pessoas físicas, empresas e em ambientes internos de trabalho no Brasil ou Exterior.



Público

Pessoas que queiram profissionalizar-se em Consultoria de Pessoas mediante a utilização das metodologias de Coaching, Mentoring e Holomentoring®, com suporte nos instrumentais do Sistema ISOR®.

Profissionais de qualquer área ou formação que queira alavancar ou elevar suas capacidades de atuação pessoal e profissional para obter a alta performance profissional e atuar como Líder-Coach.

Profissionais da Psicologia, Consultoria, Saúde, Educação e outros que orientam pessoas e que queiram atualizar-se, aprimorar-se ou expandir suas opções atuais.

Profissionais autônomos que queiram ampliar perspectivas de trabalho ou oferecer diferencial qualitativo de atendimento aos clientes ou pacientes.

Pessoas físicas que queiram ampliar sua mentalidade, superar conflitos e reorientar-se para novas perspectivas de vida ou realizar mudanças pessoais consistentes.

Estudantes de MBA ou Trainees que queiram encurtar caminhos na carreira profissional.
Hilario Seara disse…
Continuacao do site da ABRH-AL

Esta Formação fornece:

Capacitação e Transferência do Sistema ISOR® para atividades de Coaching e/ou Mentoring utilizando o método das 8 sessões.

Capacitação e Transferência do Sistema ISOR® para atividades de Coaching e Mentoring utilizando o método de sessões livres.

Capacitação para práticas de Self-Coaching por parte do participante do curso.

DVD com os hológrafos.

Textos de estudos, desenvolvimento e suporte profissional.

Manual prático.

Selo de Qualidade.

Acompanhamento e suporte gratuito por telefone ou e-mail aos participantes pelo período de seis meses após o evento.

Reuniões mensais de Cultivo, Estudos e Negócios gratuita em São Paulo.

Encontro Internacional Anual de Coaches ISOR®

Cursos de Aprofundamento.
Hilario Seara disse…
Continuacao do site da ABRH-AL

O Sistema ISOR®

É um conjunto instrumental mentalizado por Marcos Wunderlich e pela equipe do Instituto Holos, tem caráter científico-pedagógico e integra Metodologia e Referenciais próprios. Está voltado ao Desenvolvimento Integrado das Pessoas, seus relacionamentos, mentalidade, gestão profissional e empresarial, qualidade de vida e do viver.



Ministrante

Marcos Wunderlich, consultor, Coach e Mentor de Executivos, Formador de Coaches e Mentores com visão holístico-sistêmica e complexa, tem 28 anos de experiência profissional.

Mentalizador do Sistema ISOR® de Desenvolvimento de Pessoas e Organizações.

Consultor CMC – Certified Management Consultant do ICMCI- Internacional Council of Management Consulting Institutes.

Filiado ao ICF- International Coach Federation- Washington, USA.

Filiado ao IBCO- Instituto Brasileiro de Consultores de Organização

Presidente do Instituto Holos de Qualidade.

Exerceu a vice-presidência de Desenvolvimento Sustentável da ABRH – Associação Brasileira de Recursos Humanos/SC.
Hilario Seara disse…
Continuacao do site da ABRH-AL

Metodologia

Este curso é dinâmico, interativo, com ativação da inteligência coletiva.



A abordagem dos temários é inovadora e diferenciada, com base na mentalidade sistêmica e complexa. O clima gerado é alegre e respeitoso. Dar-se-á ênfase ao autodesenvolvimento e autodescoberta, com aplicação das técnicas de Coaching & Mentoring durante o evento. A atividade é eminentemente prática e voltada a resultados.



Cada referencial-instrumento ISOR® terá uma abordagem a partir dos três campos da mente, de modo a incorporarmos o tema-instrumento integradamente sob o lado da mente lógica /racional, da mente intuito/emocional e mente prática/operacional.



Carga-horária prevista

Vinte e oito horas (28) horas de trabalho intensivo com orientação direta do consultor formador, aplicado em três dias consecutivos de forma intensiva

Postagens mais visitadas deste blog

A CENA por Rubem Alves

O QUE PODE O CORPO? DANI LIMA E VIVIANE MOSÉ