A vida e as informações - comentário numa discussão no FACE de amigos

Essa é uma ótima discussão (informação X experiência) . 

O excesso de informação faz as pessoas terem mais trabalho mental,  contudo não há tempo para processar, refletir e integrar. Nos tornamos consumidores de informação. Nesse ciclo de consumo, nós tornamos insensíveis; ou melhor, há um processo de dessensibilização.   Destrói-se ou diminui-se a sensibilidade existente nos grupos de indivíduos. 

Perceba isso no texto do IAN acima: "1-2 anos eu fiquei divido pelo dilema: me envolver na experiência ou registrar (e divulgar)". É interessante como ele colocou o parenteses no divulgar. Isto deve acontecer com todos nós. Estamos vivenciando (experienciando) algo, e já estamos lembrando de alguém ou de outra coisa. Isso demonstra que na verdade não estamos conectado plenamente com o momento, com o outro, com a natureza, com aquilo que está sendo vivenciado... E sim, estamos conectados com os nossos mesmos pensamentos.   E cada vez mais é necessário uma informação carregada de alguma emoção para nos chamar atenção, para sairmos da nossa cabeça e vivenciarmos. 

As fotografias, como registro das emoções daqueles momentos especiais, são algo que não valorizamos devidamente. Pois, tudo é consumido e jogado fora. Hoje  mesmo, vi uma das fotos do FACE da Shaula, que tem umas fofoletes e umas bandas de ovos de pascoa. Lá, alguém postou, algo como: é a cara dos anos 80´s.  Imagine agora compartilhar as suas próprias fotos dos anos 80´s, 90´s e as dos últimos 10 anos. Foram tantas transformações, tantos belos momentos, tantas fases,  tantos amores, tantas dores, tantos sucessos e vitórias. As vezes é difícil, ou mesmo ridículo, nos vermos naqueles cortes de cabelo, naquelas roupas, naquelas situações com aquelas certas pessoas. Tudo isso foram os nossos momentos que ajudaram a construir quem nós somos. É assumir e seguir em frente, e de uma certa forma esquecer. A vida segue... A vida acontece no presente. A vida acontece no aqui e agora. Eita! Ela tá passando. Foi! Bye bye!  .

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A CENA por Rubem Alves

O QUE PODE O CORPO? DANI LIMA E VIVIANE MOSÉ