Qualidade de Vida no Brasil

Confira as perguntas usadas pelo Pnud (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) para medir a qualidade de vida no Brasil. Foram ouvidas 1.887 pessoas em 148 cidades de 24 unidades da federação. Os dados foram agrupados por regiões e divididos em três sub índices: saúde, educação e trabalho.

Na área da saúde, as perguntas focaram na qualidade do atendimento médico e na humanização dos procedimentos. Já na educação, o questionário tentou abordar a relação entre a famílias e os professores. E no mundo do trabalho, as perguntas foram voltadas para as vivências de prazer e sofrimento.

Segundo os organizadores, as perguntas foram propositalmente feitas de maneira simples e direta.

1) Na última vez que você esteve no médico ou no posto de saúde ou hospital você sentiu que o tempo de espera foi:
( ) muito/demorado
( ) normal
( ) razoável
( ) pouco/rápido

2) Você achou que a linguagem usada pelos médicos(as) e enfermeiros(as) foi:
( ) muito difícil
( ) um pouco difícil
( ) normal
( ) fácil de entender

3) Você sentiu que as opções de tratamento eram:
( ) complicadas
( ) normais
( ) possíveis
( ) fáceis

4) Você sentiu que a equipe médica:
( ) estava muito interessada e preocupada em lhe ajudar
( ) demonstrou interesse e preocupação regular
( ) estava pouco interessada e preocupada com o seu caso

5) Considerando que apenas escola e família influenciam na educação de uma criança, quanto por cento você acredita ser a influência da família?
0%
10%
20%
30%
40%
50%
60%
70%
80%
90%
100%
6) Você conheceu (ou conhece) os professores que dão ou deram aula ao seu filho(s) até o final do primeiro ciclo do ensino fundamental (4ª série ou 5º ano)?
( ) todos
( ) a maioria
( ) alguns
( ) nenhum
7) As crianças podem aprender qualidades em casa. Quais qualidades o(a) sr(a) acha que são mais importantes para estimular e ensinar aos seus filhos? Se não tiver filhos pode tratar das que considera mais importantes. (escolher até 3 respostas)
01 – independência
02 - ser trabalhador
03 – responsabilidade
04 - criatividade
05 - tolerância e respeito pelos outros
06 - saber economizar dinheiro e outros bens
07 - determinação e perseverança
08 - ter fé religiosa
09 - não ser egoísta
10 – obediência
11- honestidade

8) Na sua opinião, o que de mais importante (escolha apenas uma alternativa) as escolas ensinam hoje?

( ) conhecimentos importantes para se conseguir um emprego
( ) conhecimento importante para ser um bom cidadão(ã)
( ) conhecimentos importantes para ter uma boa vida
( ) conhecimentos importantes para ser uma boa pessoa

9) Classifique (1 – Nunca; 2 – Raramente; 3 – Às vezes; 4 – Frequentemente e 5 – Sempre). Os alunos hoje em dia:
Tem interesse no estudo
Respeitam os professores
São tolerantes com seus colegas
São responsáveis com suas tarefas escolares
Têm liberdade na escola para expressar suas idéias
São honestos com os seus professores

10) Classifique (1 – Nunca; 2 – Raramente; 3 – Às vezes; 4 – Frequentemente e 5 – Sempre). Os professores hoje em dia:
Tem interesse nos seus alunos
Respeitam os alunos
São tolerantes com os pais dos alunos
São responsáveis com o planejamento das aulas
Têm liberdade na escola para expressar suas idéias
São honestos com os seus alunos

11) Avaliando o seu trabalho nos últimos seis meses, marque o número de vezes em que ocorrem as vivências abaixo descritas. (Em caso de pessoa desempregada, tratar de vivências passadas mesmo que antigas)

Liberdade com a chefia para negociar o que precisa
Liberdade para falar sobre o meu trabalho com os colegas
Solidariedade entre os colegas
Confiança entre os colegas
Liberdade para expressar minhas opiniões no local de trabalho
Liberdade para usar a minha criatividade
Liberdade para falar sobre o meu trabalho com as chefias
Cooperação entre os colegas
Satisfação
Motivação
Orgulho pelo que faço
Bem-estar
Realização profissional
Valorização
Reconhecimento
Identificação com as minhas tarefas
Gratificação pessoal com as minhas atividades
Esgotamento emocional
Estresse
Insatisfação
Sobrecarga
Frustração
Insegurança
Medo
Falta de reconhecimento do meu esforço
Falta de reconhecimento do meu desempenho
Desvalorização
Indignação
Inutilidade
Desqualificação
Injustiça
Discriminação .

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A CENA por Rubem Alves

O QUE PODE O CORPO? DANI LIMA E VIVIANE MOSÉ