Comportamento Organizacional - Peter Block
A veneração do pragmatismo do “como fazer” pela cultura moderna nos transformou em instrumentos de eficiência e negócio. Estamos fazendo cada vez mais coisas que têm cada vez menos significado. Perguntamos constantemente “como?” e ainda lutamos para encontrar propósito e agir de acordo com o que importa.
Em vez de agir de acordo com o que sabemos que tem importância, esperamos nossos chefes mudarem. Buscamos a última moda, investimos em mais um diploma. Perguntar “como” nos mantêm seguros – em vez de sermos levados por nossos corações a um terreno inexplorado, mantemos nossas cabeças baixas e obedecemos às regras. Estamos ganhando o mundo, mas, perdendo nossas almas.
Peter Block coloca o “como fazer” em perspectiva e apresenta um guia para a difícil e revitalizadora jornada de fazer com que o nosso saber pessoal, nossa cultura e nossa experiência tenha um valor todo especial no mundo corporativo, muitas vezes indiferente e hostil às qualidades e conhecimentos individuais das pessoas. Ele mostra claramente o sacrifício e desprendimento que temos que ter em nome desta praticidade e conveniência das corporações.
Por outro lado mostra também uma esperança para deixarmos de lado o simplesmente “como funciona” para buscarmos e encontrarmos o que realmente importa na vida. “Essa é uma jornada de autodescoberta muito parecida com o poema The Inward Morning de Thoreau e não muito distante em espírito das Confissões de Santo Agostinho de Jean-Jacques Rousseau – esculpida no molde contemporâneo da cultura organizacional.
Fonte: http://www.administradores.com.br/
Comentários