toda meta tem uma intenção e um compromisso

Esse é um velho texto que reaparece aqui.

LIGANDO OS PONTOS
Eu uso uma expressão nas trilhas, viagens ou teorias (pensamentos). A expressão é "ligar os pontos". Como bolas soltas numa mesa de sinuca sem nenhuma relação direta, mas através de um experiente olhar do jogador, as conexões são formadas.
Em Munique, começo a saber os caminhos entre um ponto e outro da cidade. Aquele lugar aconchegante, aquele lugar para rir e se divertir, segredinhos da cidade. Começo a ligar os pontos. A rua que a Gina mora é perto do Substanz. Tanz, que em alemão, significa dançar. Este bar com um lugar para dançar é do lado da casa do Nick, e assim segue. A cidade ganha vida e significado. 
A Arline Davis escreveu um texto sobre integrar a PNL e a Lei da Atração um tempo atrás. As 4 perguntas eram integradas.
1) O Quê? Definir o que se quer SER, TER ou FAZER.
2) Por quê? O Motivo, é isso que gera a energia que impulsina a pessoa.
3) Como? Qual a maneira? Nesta pergunta, encontra-se uma dúvida sobre o tema. Agir de acordo com o pensamento da PNL "americana" do Eu que faz alguma coisa? Ou entrega-se para o Universo atuar?
4) Quem? Quando você está sendo o você do seu propósito de vida, a ação significativa sai de forma mais fácil e natural, e você pode contar com a energia da atração que sua vida põe em movimento.
Agora, vamos começar a interligar os pontos.  
Qual a maneira de agir? Eu que faço algo? Ou entrego para o Universo atuar? O Deepak Chopra talvez nos ajude com a citação sobre o Apego do livro "As 7 leis espirituais":
O excesso de atenção e energia que dedicamos aos apegos tem a ver com medo de que não vamos conseguir, de que haverá conseqüências negativas ao não se conseguir. Assim, o apego torna-se contraproducente para a atração. Mas, desapego não significa deixar de se envolver ou deixar de agir. O autor Jim Rohn diz, "Afirmação sem disciplina é o princípio do delírio." O Hilário Seara (eu) diz: toda meta tem uma intenção e um compromisso.
Algumas bolas estão na mesa, vamos colocar outras mais. Vários autores, varias linhas de pensamento...
VIVER SEM APEGO
Aprender a viver é aprender a soltarSogyal Rinpoche
Aquele que a alegria a si próprio ata,
A vida alada, de fato, mata
Aquele que beija a Alegria voando em velocidade,
Vive na alvorada da Eternidade.
William Blake
"Buscar, possuir ou proteger qualquer coisa para faze-lo feliz não funciona... Procure a felicidade onde você a perdeu"

Felicidade requer que você restaure a paz interior. Você não pode ser feliz sem paz interior. Não existe alegria sem paz interior. Se você tem alguma qualquer espécie de preocupação ou falta de paz interior, você não pode ser feliz. Apegos tiram a sua paz interior, Expectativas tiram a sua paz interior.

Você espera alguma coisa acontecer e não acontece. Você experimenta desapontamento. Você está perturbado e perde a paz interior. Você é arrastado pelos redemoinhos da vida. Algumas pessoas, ao invés de perceber que elas criaram as expectativas que as levaram ao desapontamento, culpam outras pessoas por perturbarem a paz interior delas. "Você não fez o que eu esperava que você fizesse. Que vergonha de você".

Depois de sofrimento suficiente - vidas, na maioria dos casos, você finalmente decide. "Talvez eu devesse procurar pela felicidade onde eu a perdi". A luz ascende! Que idéia brilhante! Procure pela felicidade onde você a perdeu.

Então, você começa a abandonar as definições: eu não sou o dono de..., eu não sou..., eu não preciso de...  Sem expectativas. Nada tem que acontecer ou não acontecer para fazer você ser feliz. (trecho do texto O Caminho para a Felicidade de Harry Palmer)

"Siga sua alegria e o universo abrirá portas pra você onde antes só havia paredes" (Joseph Campbell)
A VIDA ACONTECE NO PRESENTE
Responder a uma situação é diferente de reagir àquela mesma situação. A resposta acontece quando estamos presentes no aqui e agora. A resposta é limpa, espontânea, autêntica, sincera. Ela brota de nosso ser, de nossa consciência. A reação é a partir de nosso condicionamento, de nosso ego. Reagimos a partir do que acumulamos no passado em forma de informações, moralismos, preconceitos, etc.  (Osho - A Arte de Morrer)
"Carpe Diem" quer dizer "colha o dia". Colha o dia como se fosse um fruto maduro que amanhã estará podre. A vida não pode ser economizada para amanhã. Acontece sempre no presente. (Rubem Alves)
A vida é impermanente. Deve ser desfrutada, hoje, no aqui e agora. Então, devemos aproveitar nosso presente precioso. Raul Seixas, dizia: "quem não tem presente, se conforma com futuro".
Um dos segredos da vida é estar no aqui e agora, plenamente. Nesse único momento existente, será criado um futuro ainda mais precioso e abundante. Arte e prática de ser aquilo que se é. O futuro está sendo criado agora, é o processo do individuo de ser único.
"A vida é uma continuidade, sempre e sempre. Não existe um destino final ao qual ela esteja se dirigindo. Apenas a peregrinação, apenas a viagem em si já é a vida, não o chegar a algum ponto, a alguma meta -- apenas dançar e estar em peregrinação, movendo-se alegremente sem se preocupar com nenhum ponto de chegada", Escreveu o Osho.
MISSÃO, METAS E OBJETIVOS
As Metas e Objetivos não são o Alvo. A flecha atravessa o ar em direção ao Alvo. Este é maior que a nossa vã filosofia. Você lembrou? Foi o William Shakespeare que disse: Há mais mistérios entre o Céu e a Terra do que sonha a nossa vã filosofia. Neste ponto, salto para a pergunta 4. Quem? Quem é esse ser único? E em qual fase do processo de individuação ele se encontra? Esse poderíamos dizer que é o alvo?
"Todos têm um propósito na vida...um talento único ou especial para dar aos outros. E quando nós juntamos este talento único com serviço a outros, experimentamos o êxtase e exaltação de nosso espírito, que é a última de todas as metas." Mais uma vez o Deepak Chopra nos ajuda a refletir.
Agora é a hora do jogo. É a minha vez! Qual a relação que eu faço entre essas bolas? Como eu vou agir? O que faço? E agora, eu me pergunto: como você percebe isso? O que você vai fazer?.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A CENA por Rubem Alves

O QUE PODE O CORPO? DANI LIMA E VIVIANE MOSÉ