Autoconceito é fundamental

Autoconceito é fundamental para uma correta orientação de carreira
Principalmente no início de carreira, o jovem é colocado diante de várias alternativas profissionais e, de acordo com suas escolhas, o seu futuro começa a ser delineado. À medida que a carreira evolui, o profissional desenvolve um autoconceito que inclui algumas respostas aos seguintes questionamentos:
  1. Quais são meus talentos, habilidades e áreas de competência? Quais são as minhas forças e fraquezas?
  2. Quais são meus principais motivos, necessidades e metas de vida? O que eu quero e/ou não quero?
  3. Quais são meus valores, os principais critérios pelos quais julgo o que estou fazendo? Estou em uma organização ou profissão congruente com os meus valores?
  4. Quão bem me realizo no que estou fazendo? Quão orgulhoso ou envergonhado me sinto a respeito do meu trabalho e da minha carreira?
As pessoas aprendem a ser melhores nas coisas que valorizam, sentem-se motivadas a fazê-las, aprendem a valorizar e a se sentirem motivadas pelas coisas que fazem bem. Gradativamente, aprendem a evitar as coisas que não fazem bem. Porém, sem um feedback claro, correm o risco de se agarrar a ilusões sobre si mesmas que podem levá-las ao fracasso. Talentos sem motivação gradativamente atrofiam. Ao contrário, novos desafios podem revelar talentos latentes ou ocultos que simplesmente não tiveram a oportunidade de se manifestar.
Experiências variadas acrescidas de feedbacks significativos geram autoconceito, que nada mais é do que um sistema de orientação que, assim como uma âncora, restringe as suas escolhas de carreira. Esse conhecimento mantém o profissional em seu rumo ou em seu porto-seguro. A Âncora de Carreira é aquele elemento no autoconceito de uma pessoa do qual ela não abriria mão, mesmo diante de escolhas difíceis.
E você, sabe quais são as áreas das quais você não abre mão na hora de fazer as escolhas na sua vida profissional?
Através do link abaixo, preencha o questionário sobre Âncoras de Carreirahttp://www.psico.ufsc.br/sop2/ancora/pages/inventario.php
Na próxima semana, comentarei sobre cada uma das oito Âncoras de Carreira desenvolvidas e estudadas por Edgar Schein, americano e professor de Gestão na Sloan School of Management uma das cinco faculdades do MIT – Massachusetts Institute of Technology, localizado na cidade de Cambridge, que fica no estado de Massachusetts nos EUA.
E aqui vai uma Dicaduka: faça uma linha do tempo e anote os principais momentos da sua vida profissional. Acrescente alguns detalhes da situação como a idade que você tinha, a empresa, os sentimentos, as angústias, as dúvidas, as vitórias… . Depois faça uma análise sobre os critérios que você utilizou naquele contexto profissional. O que eles têm em comum?
Mochila nas costas e até a próxima trilha!
Paulo Campos / 2011.03.31.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A CENA por Rubem Alves

O QUE PODE O CORPO? DANI LIMA E VIVIANE MOSÉ