OMISSÃO / GENERALIZAÇÃO / DISTORÇÃO

Procurando a precisão da informação / Questione as violações de metamodelo:
OMISSÃO / GENERALIZAÇÃO / DISTORÇÃO
As perguntas esclarecedoras têm a intenção de:
• Tornar CLARO para nós o que esta pessoa está realmente QUERENDO DIZER e EVITAR assim conflito na comunicação.
• RECUPERAR INFORMAÇÕES valiosas que podem mudar O FOCO DE ATENÇÃO, possibilitando a pessoa, retomar o seu BEM ESTAR.
• Favorecer a modificação de CRENÇAS.

Segue alguns exemplos dos Metamodelos:


OMISSÃO COMPARATIVA
Exemplos
Perguntas
- É melhor eu ir embora
- É melhor do que o quê?

- Alexandre é o melhor
- Melhor em relação a quem?

– É verdade, mas é mais caro.
- Em relação a que?


DISTORÇÕES
LEITURA MENTAL
Exemplos
Perguntas
- A classe não esta gostando da aula
- Como exatamente você sabe que...?

- Você deve estar me achando ridícula com esta roupa que estou usando
- Como exatamente você sabe que eu estou lhe achando ridícula... ?

- Eu bem sei que ele não me suporta
- Como exatamente você sabe que ele...?

- Eu sei o que você esta querendo
- Como exatamente você sabe o que...?

- Você deveria saber o que quero
- Como exatamente você sabe que não sei o que você quer..?

GENERALIZAÇÕES / LIMITAÇÕES DO MODELO DE MUNDO

Exemplos
Perguntas
- Não posso dar esta aula
(possibilidade)
(causa) – O que impede?
(efeito) – O que aconteceria se você desse?
- Tenho que aprender alemão
(obrigatoriedade)
(causa) – O que o obriga?
(efeito) – O que aconteceria se você não o fizesse?
- Ou então, o que acontece?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A CENA por Rubem Alves

O QUE PODE O CORPO? DANI LIMA E VIVIANE MOSÉ