quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Meta para o Sucesso por Lance Armstrong

Encontrei o livro do Lance na arrumação da minha mudança. Ele é uma lenda do ciclismo mundial. Transcrevo um trecho do programa de treinamento. Ele cita algumas dicas para realizar as Metas

Essa primeira parte não é novidade para nós.
1) Acrescente metas pequenas entre as mais abrangentes. Isto é, para evitar a dispersão em metas de médio e longo prazo, concentre-se em metas de curto prazo por algumas semanas. Limite-se a duas metas por período de 4 semanas.

2) Fragmente os exercícios. Cada exercício deve estar ligado a uma lista de metas. Tenha sempre essa relação clara em mente. Assim existirá um elemento motivador nos treinos.

3) Priorize Metas. Estipule metas em grupos amplos.

Essa é a parte mais interessante.
Um problema universal entre atletas é atingir um patamar em seu treinamento e descobrir como supera-lo. A abordagem holística de tratar os problemas tantos físicos como os mentais do problema é a melhor maneira de sobrepujá-lo.

MUDE - seja receptivo a abordagem de treinamento e corrida diferentes. Pense nas coisas de uma forma diferente... Quebre o molde... Algumas pessoas acham que se uma rotina funcionou uma vez, ela funcionará de novo. Mas as coisas mudam, e muitos fatores afetam desempenhos.

AFASTA-SE - Se você está tentando conquistar uma colina matadora em uma certa velocidade média, mas simplesmente parece não conseguir, tire uma folga de lutar contra a colina. Concentre-se em uma outra coisa, tal como melhorar seus SPRINTS (arrancadas) ou suas habilidades de descidas. Retorne á colina várias semanas depois, e provavelmente ficará surpreso de ver que pode atingir a meta.

Dê PODER a SI MESMO - Perceba que você controla o êxito do seu ciclismo. Não o clima, não os competidores, não o seu trabalho. Em vez de culpar a chuva por não sair para uma pedalada de treinamento, coloque a bicicleta no rolo (assim a pessoa pode pedalar na sala ou garagem e a bike não sai do lugar) e ande nela. Assumir um controle positivo do seu programa de treinamento é a chave para atingir as metas.

Materialize as metas no programa anotando-as num registro. Use o registro para acompanhar seu progresso diário, o que por si só irá motiva-lo a manter-se firme.

Os Coachs tem um Caderninho para essas anotações. Eu além de te-lo. Tenho essa versão On-Line. Outra dica é celebrar semanalmente cada uma das Metas atingidas. Seja Feliz. Aproveite essa desculpa para se dar um presente, encontrar amigos, ter uma noite romântica etc. Mesmo as pequenas conquistas devem ser celebradas com alegria. Grite, chore, encha-se de energia para os próximos desafios.

Trecho do livro:
Programa de treinamento de Lance Armstrong 
Dica de livro:



A Semente da Vitória de Nuno Cobra

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